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A máquina performática

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Gonzalo Aguilar é Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, Professor Titular de Literatura Brasileira nessa mesma universidade e pesquisador do CONICET. Publicou Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista, pela EdUSP, em 2005, Otros mundos: ensayos sobre el nuevo cine argentino, em 2005, traduzido para o inglês, Más allá del pueblo (Imágenes, indicios y políticas del cine), em 2015, e Hélio Oiticica, a asa branca do êxtase: arte brasileira de 1964-1980, pela Rocco, em 2016. Foi Professor Visitante nas Universidades de Stanford, Harvard e São Paulo.

Mario Cámara é Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, Professor Adjunto de Literatura Brasileira nessa mesma universidade e pesquisador do CONICET. Publicou, entre outros, El caso Torquato Neto, diversos modos de ser vampiro en Brasil en los años setenta (2011, Lumen editor) e Corpos pagãos. Usos e figurações na cultura brasileira, 1960-1980 (2014, Editora da UFMG). Desde 2003 faz parte do grupo de editores da revista Grumo . Traduziu, entre outros autores, Luiz Ruffato e Paulo Leminski. Foi Professor Visitante na Universidade de Princeton e deu cursos de pós-graduação na Espanha e no Brasil.

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Número de páginas:
191
Dimensões:
18.5 × 13.5 × 1.1 cm
Tradução:
Gênese Andrade
Assuntos:
ISBN:
978-85-325-3046-2

Sinopse

Entrecríticas é um espaço teórico para se pensar a literatura em suas conexões com outras práticas artísticas, reflexões críticas e objetos culturais contemporâneos. É isto que cada um dos ensaios desta coleção de autores latino-americanos persegue, a partir de diferentes perspectivas: abordar a literatura não como um campo fechado em si mesmo, e sim como um movimento em direção a tudo o que a estimula e a transforma.
Paloma Vidal

No último livro da coleção Entrecríticas, organizada pela escritora, tradutora e professora de Teoria Literária Paloma Vidal, Gonzalo Aguilar e Mario Cámara, professores de Literatura Brasileira na Universidade de Buenos Aires, refletem sobre as relações entre literatura e performance, tanto no que diz respeito às intertextualidades possíveis entre as duas práticas artísticas quanto à sua recepção teórica. Para os autores, o literário é atravessado por aspectos performáticos à medida que põe em cena corpos, espaços e sonoridades que ultrapassam o dado linguístico e mesclam-se a outras políticas do signo e da produção de sentido no campo artístico e cultural.

Autor

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Gonzalo Aguilar é Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, Professor Titular de Literatura Brasileira nessa mesma universidade e pesquisador do CONICET. Publicou Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista, pela EdUSP, em 2005, Otros mundos: ensayos sobre el nuevo cine argentino, em 2005, traduzido para o inglês, Más allá del pueblo (Imágenes, indicios y políticas del cine), em 2015, e Hélio Oiticica, a asa branca do êxtase: arte brasileira de 1964-1980, pela Rocco, em 2016. Foi Professor Visitante nas Universidades de Stanford, Harvard e São Paulo.

Mario Cámara é Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, Professor Adjunto de Literatura Brasileira nessa mesma universidade e pesquisador do CONICET. Publicou, entre outros, El caso Torquato Neto, diversos modos de ser vampiro en Brasil en los años setenta (2011, Lumen editor) e Corpos pagãos. Usos e figurações na cultura brasileira, 1960-1980 (2014, Editora da UFMG). Desde 2003 faz parte do grupo de editores da revista Grumo . Traduziu, entre outros autores, Luiz Ruffato e Paulo Leminski. Foi Professor Visitante na Universidade de Princeton e deu cursos de pós-graduação na Espanha e no Brasil.

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