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Um dos tradicionais conceitos de nação é o de uma comunidade política autônoma e de território definido que partilha instituições comuns (constituição, governo, sistema judiciário). Ou o de uma comunidade de indivíduos ligados por identidade de origem, língua, costumes, religião. Atualmente, no entanto, as nações tiveram suas fronteiras rompidas e extrapoladas: culturas, línguas e costumes dialogam constantemente em um processo permanente de diáspora. Reina, portanto, um desejo cosmopolita de estar no mundo, mas sem, no entanto, deixar de estar no local. É desse entre-lugar, marcado pelo apagamento de fronteiras espaciais ou temporais, que o professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Denilson Lopes, lança um olhar lúcido e sem nostalgia sobre as questões culturais da atualidade, notadamente a produção cinematográfica.
Nos 10 ensaios desta coletânea, Denilson Lopes se debruça sobre o cinema contemporâneo, inevitavelmente marcado pela globalização. A partir de personagens presentes na obra de cineastas como Wong Kar-Wai, Karim Aïnouz e Claire Denis, e de temas como a fragmentação e o fim das utopias, o autor reflete sobre uma nova cinematografia, distanciada do conceito de cultura nacional, que se faz a partir do espaço dos afetos.